A Polícia Penal do Estado de São Paulo foi oficialmente autorizada a realizar um novo concurso público com 1.100 vagas para o cargo de Policial Penal. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (25) e marca um importante reforço no quadro de servidores da segurança pública paulista.
O cargo de Policial Penal oferece remuneração inicial de R$ 4.695,60, já reajustada conforme a Lei Complementar nº 1.425/2025. O valor é referente ao subsídio do Nível I – Ingresso.
De acordo com a Lei Complementar nº 1.416/2024, que trata da Lei Orgânica da Polícia Penal, os candidatos do concurso deverão cumprir uma série de pré-requisitos. Entre eles estão:
- Possuir diploma de graduação em qualquer curso de nível superior reconhecido pelo órgão competente, até a data da posse;
- Ter no máximo 35 anos de idade até o encerramento das inscrições, mesmo em caso de prorrogação do prazo;
- Ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”, no mínimo.
Outro ponto destacado pela legislação é a restrição a tatuagens: não será permitido portar tatuagens que representem símbolos ou inscrições que ofendam os valores e deveres éticos dos integrantes da Polícia Penal de SP.
Os candidatos também estarão sujeitos a exames médicos, psicológicos e toxicológicos, que poderão ser exigidos a qualquer momento durante o concurso ou o estágio probatório.
A banca organizadora do certame ainda será definida, mas já se sabe que o processo seletivo contará com quatro etapas eliminatórias: prova objetiva, prova de aptidão física com aferição de estatura, avaliação psicológica e, por fim, investigação social, que inclui a comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e privada.
Com salários atrativos e uma grande oferta de vagas, o concurso da Polícia Penal de SP promete atrair milhares de interessados em ingressar na carreira da segurança pública. O edital, com o cronograma completo e a definição da banca organizadora, deve ser divulgado nas próximas semanas e será publicado aqui no Notícias de Mogi.