Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!
A cidade de Mogi das Cruzes recebe, a partir deste sábado (17), a Mostra de Cinema Itapety, que exibirá filmes e curtas-metragens em diferentes espaços da cidade até o dia 31 de maio.
De acordo com os organizadores, a mostra recebeu inscrições de 668 filmes de todas as regiões do Brasil e, diante da alta demanda, foi preciso ampliar a programação inicial de 40 títulos para 148 produções, entre 5 longas-metragens e 143 curtas.
A sessão de abertura será ao ar livre, com um cenário de tirar o fôlego: o Pico do Urubu, cartão-postal de Mogi. Às 18h30 deste sábado, um telão instalado no local receberá a Mostra Paralela Cinema, que reúne curtas-metragens cujo tema é a própria sétima arte. Entre os filmes exibidos estão “Quem Me Quer?”, de Tiago Pinheiro (Recife–PE), “Fuji”, de Kauê André (São Paulo–SP), e “Paradiso de Anibal”, de Diego Baraldi (Cuiabá–MT).
No domingo (18), as sessões seguem para o distrito de Taiaçupeba, com duas exibições na sede da SAT – Associação dos Amigos de Taiaçupeba, às 16h e às 18h.
A Mostra ocupará diversos outros pontos da cidade, como o Theatro Vasques, Pipa Hub, Universidade Braz Cubas, Cemforpe, escolas, ONGs e centros culturais. A programação é gratuita e acessível, com sessões inclusivas, incluindo tradução em LIBRAS.
A proposta dos curadores Paulo Ferreira, Priscila Nicoliche e Rodrigo Campos é democratizar o acesso ao cinema e dialogar com diferentes públicos – de crianças e adolescentes a idosos, passando por pessoas com deficiência, população LGBTQIAP+, universitários e pessoas em situação de rua.
“O cinema é uma janela para o mundo e o Pico do Urubu é um lugar perfeito para iniciar este projeto, próximo a natureza, neste que é cartão postal da cidade”, afirma Paulo Ferreira.
Além das exibições, a Mostra promove uma série de atividades formativas na Universidade Braz Cubas. Oficinas e palestras abordarão temas como direção cinematográfica, produção audiovisual, direitos autorais e inteligência artificial, captação de áudio e mercado internacional. Entre os nomes confirmados estão os produtores Paulo Ferreira e Evandro Maia, o advogado Mateus Weber e o especialista Thiago Vieira, do SEBRAE-SP.
A Mostra de Cinema Itapety também presta homenagem a dois grandes nomes do cinema brasileiro. No dia 23 de maio, o diretor Jorge Bodanzky, autor do documentário Utopia Distopia, participa de uma sessão especial no Theatro Vasques. Já no encerramento, dia 31, será a vez da atriz paraibana Zezita Matos, reconhecida por seu trabalho em filmes como A História da Eternidade e Pacarrete, receber homenagem na cerimônia de premiação.
Serviço
- Mostra de Cinema Itapety
- De 17 a 31 de maio
- Em diversos espaços de Mogi das Cruzes
- Entrada gratuita
- Acessibilidade: Sim – sessões com tradução em LIBRAS
- Programação completa no Instagram: @mostraitapety